terça-feira, 3 de março de 2015

Minha terra é SERGIPE

Em Janeiro o Atelier Ju Krieger participou mais uma vez da Feira de Sergipe. Um evento, organizado pelo Sebrae - Se, que acontece anualmente na orla da praia de Atalaia. Um dos objetivos principais é a divulgação da cultura e do artesanato sergipano.

E como é rico nosso Estado! O menor do país mas com uma cultura e história surpreendente. Tentei registrar alguns momentos, mas pelo movimento incrível durante a feira (GRATIDÃO) foi meio complicado captar tudo o que gostaria e que me inspira. Ainda assim vou mostrar algumas coisas que amo.

É muita cor, muita dança, muito som, muito sabor, muitos sorrisos e muito amor! Tudo isso você percebe e sente quando observa os detalhes...

A Renda Irlandesa, que sai das delicadas e pacientes mãos das bordadeiras do município de Divina pastora, é hoje Patrimônio Cultural e Material Brasileiro. Muito orgulho! 

Foto: sergipeemfotos.blogspot.com

Foto: www.formaecor.com.br

Aaahhh os briceletes... Hein?? Nomezinho estranho para uns biscoitinhos incríveis feitos pelas irmãs do Lar Irmã Imaculada Conceição em São Cristóvão. Acho que desde os meus 6 anos de idade não comia um desses (uma vergonha! São Cristóvão é aqui do lado!) e esse ano fui buscar minhas lembranças... encontrei e pode parecer bobagem, mas me emocionei. Tive uma lembrança tão viva da minha infância, com meu tio preferido que se foi logo depois que provamos o bricelete pela primeira vez. Incrível como aromas e sabores ficam presos em nossa memória afetiva.

Foto: Blog Pé na Estrada

Mas o que amo mesmo são os grupos folclóricos. Chegam chegando aonde vão! Muita cor e força em cada pisada, no compasso dos batuques envolventes. São muitos grupos, não conseguiria descrever todos aqui. São grupos normalmente formados pelos mais experientes... não é difícil ver aquelas senhorinhas de uns 80 anos, todas lindas, arrumadas com seus vestidos coloridos e seus tamancos que marcam o ritmo com uma vitalidade que muita gente nem imagina! É impossível não ficar extasiado com tanta alegria.
 Foto: Ju Krieger

  Foto: Ju Krieger

  Foto: Ju Krieger


Aaahhhh o Cacumbi do Mestre Deca!! 
Um dos meus preferidos... Pense num negócio que arrepia!!!

 
 Foto: Ju Krieger


Fiz um vídeo só pra dar um gostinho...


Viu quanta coisa linda? Isso sem falar nos lugares incríveis! Mas isso é conversa para próximos posts...

Pra fechar com mais energia boa, termino com minha música preferida da minha banda sergipana preferida...Naurêa!

https://www.youtube.com/watch?v=JSix2qLzPP0


"Minha menina
Estrela matutina
Brinco sem dinheiro
Como é bom ser brasileiro

Minha menina
Estrela matutina
Vivo só brincando
Como é bom ser sergipano"

Bomfim - Naurêa

Nenhum comentário:

Postar um comentário